
Foi lançado na quinta, em São Paulo, pelo Ministério do Esporte, o Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace). Neste primeiro momento, 155 entraram na avaliação da pasta, entre eles o Estádio das Castanheiras (foto acima), da Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural (SERC) Brasil, que recebeu duas bolas na avaliação, que vai de uma bola a cinco bolas. Onze estádios gaúchos fizeram parte do levantamento (veja abaixo).
Três critérios foram adotados para a análise: segurança, conforto e acessibilidade e vigilância sanitária. Praças esportivas de maior projeção como o Nilton Santos (Engenhão), cedido ao Botafogo, no Rio de Janeiro; o Manoel Barradas (Barradão), do Vitória, em Salvador; o Moisés Lucarelli, da Ponte Preta, em Campinas; e o José do Rego Maciel (Arruda), do Santa Cruz, em Recife, também levaram duas bolas no levantamento.
Todos os estádios da Copa do Mundo, exceto a Arena Pantanal, em Cuiabá, levaram cinco bolas, a nota máxima, além das Arenas do Grêmio, inaugurada no final de 2012, e do Palmeiras, que entrou em operação no final do ano passado. Afora a Arena Pantanal, o Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), do São Paulo, e o estádio Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador, ficaram com quatro bolas na avaliação do Sisbrace.
Foram 13 estádios com nota máxima (cinco bolas), três com quatro bolas, 51 com três bolas, 59 com duas bolas e, por fim, 29 com uma bola. Uma nova etapa será realizada ainda neste ano e pretende avaliar mais 140 praças esportivas pelo País. A intenção do Ministério do Esporte é realizar a avaliação a cada três anos, além de estimular os clubes, prefeituras e governos de Estado a viabilizarem melhorias nos estádios.
A classificação dos estádios gaúchos
Cinco bolas
Arena do Grêmio, do Grêmio FBPA (Porto Alegre)
Beira-Rio, do SC Internacional (Porto Alegre)
Três bolas
Alfredo Jaconi, do Juventude (Caxias do Sul)
Centenário, da SER Caxias (Caxias do Sul)
Complexo Esportivo da Ulbra (Canoas)
Estádio do Vale, do Novo Hamburgo (Novo Hamburgo)
Montanha dos Vinhedos, do Esportivo (Bento Gonçalves)
Duas bolas
Castanheiras, da SERC Brasil (Farroupilha)Bento Freitas, do GE Brasil (Pelotas)
Boca do Lobo, do EC Pelotas (Pelotas)
Colosso da Lagoa, do Ypiranga (Erechim)